Receitas para Dieta Low Carb Vegana

É comum você escutar que reduzir o consumo de carboidratos pode ser bastante simples desde que você coma carne, afinal, as dietas convencionais que focam no consumo de pouco carboidrato focam muito no consumo de carne, e esse é o principal motivo pelo qual muitas pessoas que seguem uma dieta vegana acreditam que seguir uma dieta low carb seja difícil ou até mesmo impossível, o que não é verdade, pois todos podem fazer uma dieta baixa em carboidratos já que há muitas opções que tem como base os legumes e vegetais.

Se você já segue uma dieta vegana, consumir uma quantidade menor de carboidratos pode significar uma redução na quantidade de carboidratos que são benéficos para a sua saúde, como por exemplo feijões, grãos integrais, frutas e vegetais ricos em amido, alimentos que fornecem nutrientes importantes como substituição dos produtos de origem animal, como é o caso da proteína.

É por isso que é importante saber quais são os vários alimentos veganos que além de oferecerem vários nutrientes importantes para a saúde também são low carbs.

Alimentos para uma dieta vegana low carb

. Frutas: De acordo com a sua meta estabelecida em relação a quantidade de carboidratos que pode consumir diariamente, você poderá consumir menos ou mais frutas, já as bagas, como por exemplo mirtilos e morangos são frutas que podem ser facilmente consumidas em uma dieta low carb. Algumas frutas consideradas “gordas” por serem ricas em gordura, como é o caso dos abacates, são incrivelmente saudáveis e possuem muito pouco carboidrato.

. Leguminosas: Algumas leguminosas, como é o caso do feijão, especialmente o feijão-de-corda ou feijão fradinho bem como o grão de bico entre outras, são ótimos para uma dieta vegana low carb, mas como todos os alimentos, é sempre importante prestar atenção na quantidade de consumo.

. Legumes e vegetais: Muitos dos legumes e vegetais são pobres em carboidratos, o que os tornam ideais para esta dieta, como é o caso por exemplo da couve-flor, pepino, brócolis, tomate, abobrinha, berinjela, couve de Bruxelas, chuchu, cebola entre outros.

. Soja: Alimentos como tempeh e tofu são ricos em gorduras e proteínas, porém pobres em carboidratos, o que os torna boas opções em uma dieta vegana low carb.

. Sementes e castanhas: Esses alimentos são pobres em carboidratos, porém, assim como a soja, são ricos em gordura e proteína, como por exemplo as nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia e sementes de abóbora.

. Sementes de chia: Grande parte dos carboidratos presentes nesta semente é formada por fibras, o que faz com que quase todas as calorias deste alimento provenham de gorduras e proteínas.

. Chocolate escuro: Para os amantes do chocolate, essa é uma ótima notícia, pois os chocolates com alto teor de cacau, com cerca de 70-85% ou mais, são pobres em carboidratos, porém ricos em gordura, o que os tornam uma ótima opção de doce em uma dieta low carb.

. Gorduras saudáveis: Óleo de abacate, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco são opções de gorduras saudáveis e pobres em carboidratos.

Dicas para uma dieta low carb vegana

. 31% do seu consumo calórico deve ser proveniente da proteína, por isso, os veganos que seguem essa dieta normalmente se alimentam com castanhas, feijões, bebidas e hambúrgueres a base de soja, tofu, cereais e vários produtos vegetais.

. 26% do consumo calórico total deve ser proveniente dos carboidratos na forma de legumes, frutas e grãos integrais, com uma quantidade limitada de aveia e cevada. É importante destacar os vegetais viscosos, como é o caso da berinjela e do quiabo, bem como os com um baixo teor de amido.

. 43% do consumo total de calorias deve ser proveniente da “gordura boa”, como é o caso daquelas encontradas nas castanhas, abacates, soja e óleos vegetais, como por exemplo o azeite de oliva.

Lembre-se que existem muitos alimentos de origem vegetal que são deliciosos, pobres em carboidratos, porém ricos em proteína e gordura, por isso, é muito fácil seguir uma dieta low carb vegana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *