Receita de Almoço Low Carb Perfeito para Dieta | Fácil e Simples

almoço low carb

Para quem gosta de variar no cardápio do dia a dia, pode ser um desafio manter uma dieta low carb, principalmente para as pessoas que estão acostumadas com refeições compostas por massas, frituras, arroz, pães e vários outros alimentos ricos em carboidratos, porém mesmo que você não seja a pessoas mais criativa na hora de preparar seus pratos, há vários ingredientes simples e que estão sempre a mão que juntos podem criar pratos deliciosos e que irão te ajudar e incentivar a seguir a sua dieta e assim perder peso e melhorar a sua saúde.

Veja agora algumas ideias de pratos para dieta low carb no almoço.

. Bolinhos de berinjela

A berinjela é uma rica fonte de vitaminas, fibras e minerais, e para fazer esses deliciosos bolinhos, você deverá cortar uma berinjela em rodelas de cerca de 1 centímetro e meio de espessura e misturar em uma tigela com 90 gramas de farinha de grão de bico, 1 colher de chá, cerca de 5 gramas, de cebola em pó, um pouco de água e adicionar pimenta e sal a gosto.

Em seguida passe os bolinhos em creme azedo (sour cream) e cebola picadinha e enrole em fatias de presunto. Para as pessoas veganas, troque o creme azedo por creme de leite de castanha de caju e cubra com nozes defumada.

. Rolinhos de abobrinha

 A abobrinha é uma alternativa com pouco carboidrato e muito popular para se fazer lasanhas e rolinhos, além de ser uma excelente fonte de potássio, vitaminas A e C, manganês, magnésio e antioxidantes como luteína, beta-caroteno e zeaxantina, que são ótimos para a saúde da pele, olhos e coração, além de diminuir certos tipos de câncer.

Esse prato é ótimo para a dieta low carb no almoço, e para fazer, basta cortar uma abobrinha crua longitudinalmente em fatias finas e recheie com os ingredientes a sua escolha, como carne moída, tofu defumando, cogumelos, queijo, azeitonas, peru, etc., e adicione um pouco de maionese ou pesto e enrole.

Coloque os rolinhos no forno até que a abobrinha esteja cozida.

. Arroz frito de couve-flor

A couve-flor é um alimento rico em vitaminas, fibras e folato, além de ser ótima para fazer um substituto de arroz com baixo teor de carboidratos.

Para isso, separe as florzinhas e rale à mão em pedaços do tamanho do arroz. Você também pode usar um processador de alimentos, porém tenha cuidado para não processar demais e assim fazer com que o seu arroz de couve-flor fique encharcado.

Em seguida, adicione um pouco de óleo de coco e refogue com outros vegetais sem amido, como por exemplo pimentão, abobrinha ou brócolis além de alho picado, gengibre cru e cebolas fatiadas bem fininhas. Desligue o fogo quando a couve-flor estiver marrom e macia e tempere com uma pitada de óleo de gergelim ou molho de soja com baixo teor de sódio e cubra com um ou dois ovos fritos em óleo de coco.

. Pizza de carne

Esta receita é perfeita para as pessoas que adoram pizza e carne porém, você também pode usar a sua criatividade para modifica-la adicionando qualquer outro ingrediente que preferir com pouco carboidrato, como diferentes tipos de queijo, cogumelos, pimentão, etc.

Você irá precisar apenas de carne moída, queijo ralado, bacon, cebola, molho de tomate, alho e especiarias. Primeiro pique o bacon, alho e cebola em pedaços pequenos e misture com a carne moída, molho de tomate e especiarias em uma assadeira. Em seguida, polvilhe com queijo ralado, cubra com algumas fatias de bacon e coloque no forme a 180-200°C por cerca de 30 a 40 minutos até assar a carne e o queijo e bacon ficarem crocantes.

. Mini quiche de espinafre e tomate

Os quiches tradicionais são alimentos ricos em carboidratos, porém você pode substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa e assim reduzir significativamente a quantidade de carboidratos, além do que, as amêndoas contêm poderosos antioxidantes.

Misture a farinha de amêndoa com um pouco de sal, azeite e se preferir com alguma especiaria que goste para fazer a massa e acomode em uma forma de quiche ou cupcake e pré-asse por cerca de 15 minutos a 190°C. Enquanto isso, faça uma mistura como se fosse um omelete com ovos, espinafre, queijo e tomate seco ou tomate tradicional e recheie a massa pré-assada. Asse por mais cerca de 15 a 20 minutos.

Se você deseja fazer uma versão vegana desta receita, use queijo vegano e tofu.

Como você pode ver, basta usar a sua criatividade que terá inúmeras opções saborosas para seguir a dieta low carb no almoço, e assim poderá desfrutar desde pratos mais simples, como ovos mexidos com legumes até pratos mais rebuscados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *