Dieta do Ovo, 3 Dias Low Carb | Aprenda Tudo Sobre esse Assunto

Uma dieta do ovo, ou “dieta do ovo cetogênica” é uma dieta de curto prazo na qual você consome ovos, manteiga e outras gorduras saudáveis.

Como ela é rica em gordura, moderada em proteína e low carb — uma dieta do ovo é uma maneira de entrar em cetose ou manter a sua dieta cetogênica. Ou seja, uma dieta cetogênica super-restitiva.

As pessoas estão fazendo a dieta do ovo, pela maior parte, para perder peso. Especificamente, elas estão fazendo a dieta do ovo para superar um planalto teimoso de perda de peso, mesmo que elas já estejam numa dieta cetogênica.

Mas uma dieta do ovo é necessária? E ela pode mesmo ajudar você a perder peso em longo prazo? Descubra isso e mais, incluindo uma amostra de plano de refeição, só para o caso de você querer experimentar uma dieta do ovo cetogênica.

O Que é uma Dieta do Ovo Cetogênica?

Em 2010, o blogueiro low carb Jimmy Moore tornou pública sua incursão de um mês numa dieta apenas de ovos ou dieta low carb — e a dieta do ovo cetogênica nasceu.

Uma dieta do ovo cetogênica é pouco mais do que uma dieta cetogênica ultra-restrita.

De uma perspectiva macronutriente, a dieta do ovo e a dieta cetogênica são similares. Você come por calorias em torno de:

  •     60% de gordura
  •     30% de proteína
  •     Abaixo de 10% de carboidratos

A diferença entre as duas dietas é que numa dieta do ovo, você recebe 100% das suas calorias de ovos, queijo, manteiga e óleos saudáveis.

Então, por que você faria isso? Especialmente se você já estiver num estado cetogênico de queima de gordura?

Proponentes da dieta do ovo alegam que ela acelera a sua capacidade de queima de gordura ao restringir ainda mais alimentos.

A teoria é: quando você tem apenas ovos, manteiga e queijo no menu — você está menos propenso a comer demais.

Agora então, vamos aos pontos específicos da dieta do ovo cetogênica.

Como a Dieta do Ovo Cetogênica Funciona?

A dieta do ovo cetogênica não é uma dieta muito flexível. Há uma longa lista de regras e uma lista curta de alimentos permitidos.

A dieta do ovo típica dura menos de uma semana, ou por volta de três a cinco dias. Isso é, de acordo com algumas pessoas, tempo o bastante para ver resultados impressionantes.

Numa dieta do ovo cetogênica, você come:

  •     Ovos inteiros (pelo menos seis por dia, preferivelmente produzidos em pastagens)
  •     Manteiga de vacas alimentadas com grama ou outras gorduras saudáveis como óleo de coco ou azeite de oliva (1 colher de sopa por ovo)
  •     Queijo gordo (até trinta gramas por ovo)
  •     Até 3 latas de refrigerante diet por dia (opcional)

Nota rápida: Estas não são as regras da Cetogênica Perfeita. E como o consumo de refrigerante diet está ligado a diabetes, síndrome metabólica e doenças cardíacas — considere pular essa parte totalmente [*].

Café e chá, como eles são sem açúcar e livres de calorias, estão permitidos. Mas qualquer outra coisa com calorias, incluindo álcool, está fora dos limites.

As regras restantes da dieta do ovo cetogênica giram em torno da hora da refeição, como:

  •     Coma um ovo dentro de 30 minutos após acordar
  •     Como uma refeição repleta de ovos de três a cinco horas (não pule refeições)
  •     Pare de comer três horas antes de ir para a cama

Se você quiser experimentar uma dieta do ovo, siga as regras acima de três a cinco dias. Qualquer período maior pode levar a potenciais riscos de saúde (nós cobriremos isso mais tarde).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *