Dieta Completa Low Carb | Lista de Alimentos

Uma dieta low carb completa pode ser diferente para cada pessoa, isso porque, o que funciona para você pode não ser o que funciona para outra pois não há uma definição médica do que é considerado um baixo teor de carboidratos, ou seja, ela basicamente consiste em reduzir o número de carboidratos que você consome.

Normalmente ela consiste em consumir de 50 a 150 gramas por dia de acordo com a meta e necessidade de cada um, abaixo disso já é considerado uma dieta cetogênica, enquanto que de 150 a 200 gramas por dia já é uma dieta moderada de carboidratos.

Pesquisas apontam que fazer essa dieta não apenas ajuda na perda de peso como pode trazer benefícios para a saúde, isso porque, quando você reduz o consumo de carboidratos, seus níveis de açúcar no sangue e insulina geralmente diminuem, inclusive uma pesquisa provou que no caso de mulheres obesas com problemas metabólicos ela pode ajudar a regular os hormônios.

É importante saber quais carboidratos cortar e quais manter

Nutricionistas e dietistas recomendam que as pessoas comam menos carboidratos refinados, porém existem aqueles que são saudáveis, como os que estão presentes em frutas e vegetais, e ao cortá-los, você pode deixar de consumir os principais nutrientes.

Lauri Wright, professora de nutrição da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, disse que cortar todos os carboidratos nunca é recomendado porque as pessoas precisam deles, pois são a principal fonte de energia usada pelo corpo e o combustível preferido do cérebro e dos músculos. Se você não consome nada de carboidratos, seu cérebro e seus músculos não conseguem obter energia.

A maneira mais saudável de consumir pouco carboidrato é não consumir os refinados e obter apenas carboidratos de vegetais, frutas e grãos integrais. Os especialistas concordam que, em vez de seguir um plano de dieta rigoroso, é melhor reunir os pilares da alimentação saudável para criar um plano sustentável que funcione para você, sua rotina e sua vida no geral ou seja, que você consiga manter mudando o seu estilo de vida, pois assim não apenas perderá peso como também ficará mais saudável.

Dieta low carb completa: piores e melhores alimentos

Embora a lista de alimentos para uma dieta low carb completa seria enorme e pode variar com base no plano de cada um, veja os alimentos mais comuns.

O que comer

. Vegetais pobres em amido: repolho (5 g de carboidratos por xícara), couve de Bruxelas (8 g de carboidratos por xícara), abobrinha (4 g de carboidrato por xícara), tomate (7 g de carboidratos por xícara), folhas verdes (como por exemplo espinafre que contém 1 g de carboidrato por xícara) e brócolis (6 g de carboidratos por xícara).

. Iogurte grego (8 g de carboidratos a cada 200 gramas e contém baixo teor de gordura).

. Óleo de canola, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco (0 gramas de carboidratos por colher de sopa).

. Abacate (meio abacate contém 9 gramas de carboidratos).

. Queijo, como cheddar (1 g de carboidratos a cada 28 gramas).

. Queijo Cottage (6 gramas de carboidratos a cada 1 xícara e contém pouca gordura).

. Manteiga (0 g de carboidratos por colher de sopa).

. Chocolate amargo (13 g de carboidratos a cada 28 gramas).

. Melão (13 gramas de carboidratos a cada 1 xícara).

. Carne, como frango, porco, carne vermelha e cordeiro (0 gramas de carboidratos a cada 85 gramas).

. Castanha como por exemplo amêndoas (6 gramas de carboidratos a cada 28 gramas).

. Azeitonas (2 gramas de carboidratos a cada 10 azeitonas pequenas).

. Bagas, como framboesas (15 g de carboidratos a cada 1 xícara).

Alimentos que você deve evitar ou limitar

. Vegetais ricos em amido, como batata e batata doce – dependendo da sua meta de carboidratos e objetivo, quando consumidos com moderação eles podem ser bons.

. Pão.

. Leite.

. Massas.

. Alimentos processados para o lanche como biscoitos, batatas fritas, salgadinhos, etc.

. Arroz.

. Alimentos com alto teor de açúcar como sorvetes, bolos, refrigerantes, doces e bebidas açucaradas em geral.

. Frutas ricas em carboidratos como bananas e uvas.

. Grãos como triguilho, quinoa e farro.

. Aveia.

. Lentilha e feijões.

Seguindo essas dicas você poderá montar a sua dieta low carb completa de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *