Desvantagens Da Dieta Low Carb Segundo Nutricionistas

desvantagens da dieta low carb

Embora essa dieta possa trazer enormes benefícios relacionados ao emagrecimento, antes de começar é importante saber que existem certas armadilhas, e assim como qualquer outro tipo de dieta que restrinja o consumo de calorias, as dietas focadas no baixo consumo de carboidratos devem ser bem planejadas para que você não sofra com seus efeitos colaterais, que muitas vezes mesmo que temporários, podem fazer mal para a sua saúde.

Saiba agora quais são as desvantagens da dieta low carb.

Efeitos colaterais temporários

O corpo humano prefere usar os carboidratos como fonte de energia porque eles são facilmente digeridos em glicose, e a perda repentina de glicose no sangue, que acontece após o corte de carboidratos, pode causar névoa mental ou fadiga.

Um estudo publicado em 2007 na revista acadêmica Journal of the American Dietetic Association descobriu que uma dieta onde há um consumo muito baixo de carboidratos fazia com que a energia das pessoas diminuísse, porém, no mesmo ano um outro estudo relatou que as pessoas obesas que começavam esse tipo de dieta notaram uma diminuição na fadiga.

O fato é que as mudanças no seu nível de energia devem ser temporárias, ou seja, se você começou na dieta low carb e a sensação de fadiga continuou por um longo período de tempo, deverá consultar o seu médico.

Uma maneira de evitar esse efeito colateral é começar a dieta eliminando aos poucos os doces e bebidas açucaradas, em seguida reduzir os carboidratos, até atingir a sua meta estabelecida em relação a quantidade de carboidratos que deseja consumir diariamente.

Desequilíbrio nutricional

Neste tipo de dieta, é permitido o consumo de uma grande variedade de alimentos, e se você se alimenta através de uma mistura desses alimentos como vegetais, carnes, ovos, queijo, leite, etc., não terá que se preocupar, mas se acontecer o contrário e você passar a consumir poucos vegetais por exemplo, estará consumindo pouca vitamina C, K e fibras, ou se optar por carnes com um alto teor de gordura saturada, poderá aumentar seus níveis de colesterol o que não é nada bom para o seu coração e assim por diante.

O ideal é manter uma deita equilibrada onde você coma todos os alimentos necessários para manter uma boa saúde e não sofrer com a falta de nutrientes.

Dificuldade em se manter na dieta

A Harvard School of Public Health aconselha que a melhor dieta para você é aquela que você consegue seguir e manter. É claro que a qualidade da dieta também é importante, mas no final, você precisará seguir um plano para se manter no peso que chegou.

Se você sentir dificuldade em seguir uma dieta mais restritiva, consumindo apenas 20 gramas de carboidratos por exemplo, pode optar por uma onde o consumo fique entre 80 a 130 gramas, pois mesmo você perdendo peso mais lentamente, irá conseguir segui-la por mais tempo, manter os quilos perdidos e até mesmo perder mais do que se tivesse seguido uma dieta mais restritiva.

Uma boa dica para poder se manter em uma dieta low carb é vê-la como uma mudança em seu estilo de vida, e não como um plano de perda de peso temporário.

Saúde

Quando se fala sobre as desvantagens sobre a dieta low carb é importante levar em consideração alguns pontos importantes para a saúde. Por exemplo, devido ao seu alto teor de proteínas, essa dieta não é aconselhável para pessoas com doença renal, já que ela coloca muito estresse sob os rins, além do que, a alta ingestão de proteínas pode fazer com que o cálcio seja eliminado do corpo, causando possíveis problemas ósseos.

Quando o consumo de carboidratos cai para cerca de 20 a 30 gramas por dia, o corpo irá depender de muita gordura para obter energia, e a medida que ela se decompõe, corpos cetônicos serão produzidos, o que é bom pois eles fornecem energia, mas por outro lado, se seus níveis ficarem muito altos, pode-se desenvolver a cetoacidose, o que é a principal preocupação principalmente para as pessoas com diabetes, podendo ser uma emergência médica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *