Creme de Leite é Low Carb ? Veja Se Pode Na Dieta Low Carb

creme de leite low carb

Se você já começou a pesquisar sobre os alimentos mais recomendados, permitidos ou não em uma dieta pobre em carboidratos, já deve ter lido sobre o creme de leite na dieta low carb, um alimento responsável por causar vários debates entre os seguidores da dieta.

Isso acontece porque muitas pessoas simplesmente olham para as informações nutricionais presentes no rótulo do produto e concluem que ele tem zero gramas de carboidratos, o que, segundo elas, significa que podem consumir o creme de leite a vontade sem peso nenhum na consciência, mas isso não é bem assim, pois ao contrário do que parece, todo creme de leite contém carboidratos.

Porque o creme de leite contém carboidrato mesmo quando o seu rótulo diz que não?

Acontece que existe uma brecha nas leis de rotulagem em relação aos carboidratos, o que significa que os fabricantes dos alimentos podem rotular qualquer alimento, como se ele tivesse 0 gramas de carboidratos caso ele contenha 0,5 gramas ou menos por porção, o que é muito importante, pois no Brasil, geralmente uma porção de creme de leite se refere a uma colher e meia de sopa ou 15 gramas, e não a lata inteira.

Sendo assim, cerca de 30 gramas de creme de leite contém 0,4 gramas de carboidratos, e como para a maior parte da população 0,4 gramas de carboidratos é a mesma coisa que zero, então os fabricantes acreditam que é melhor deixar como zero.

Mas isso não é verdade para as pessoas que querem manter um consumo total diário de 30 gramas de carboidratos por exemplo, já que 0,4 gramas é uma quantidade significativa para se ter em mente na hora da contagem, e mais importante ainda, é que a maioria das pessoas que  seguem uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica tende a consumir mais do que uma porção de creme de leite, especialmente se elas acreditam que ele não contém carboidratos, e assim, as míseras 0,4 gramas de carboidratos se transformam rapidamente em 2, 4, 6 ou até mais gramas de carboidratos, o que faz com que você também tenha que prestar atenção no creme de leite na dieta low carb.

Todo creme de leite contém carboidratos

Devido a essa confusão que ocorre ao ler as informações nutricionais presente nos rótulos do creme de leite, muitas pessoas afirmam que o creme de leite da marca que ela consome não contém carboidratos, mas acontece que todos, eles contêm.

O creme de leite é a fração mais gorda do leite, o que significa que o produto que você consome não deve ter nenhum outro ingrediente a não apenas  “creme de leite”, e assim como todos os outros alimentos, o ideal é sempre consumir o mais puro e natural possível, ou seja, aquele que vem diretamente da fazenda, mas como nem sempre isso é possível, o mais próximo a isso seria o creme de leite que é vendido em garrafinhas como “creme de leite fresco”.

Quando não for possível comprar o creme de leite fresco, leia atentamente os rótulos para escolher aquele com o menor número possível de ingredientes, assim escolherá a melhor opção para a sua saúde, geralmente os que são vendidos em latas são os mais recomendados.

Visto isso, o creme de leite na dieta low carb é permitido e também pode ser um aliado, porém, assim como acontece com a grande maioria dos alimentos, você deve ficar sempre de olho na sua porção e contagem de carboidratos, pois mesmo contendo muitos poucos, ele ainda contém carboidratos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *