Batata Doce é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Batata Doce na Dieta Low Carb

batata doce é low carb

Por apresentar um alto valor nutricional, é comum que várias pessoas fiquem na dúvida se batata doce pode na dieta low carb, porém, é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos presente neste alimento que somado a mais alguns dos seus atributos pode torna-lo inadequado para as pessoas que querem manter uma dieta com muito pouco carboidrato, principalmente no caso das dietas mais restritivas.

Nutrientes e sabor

A batata doce é sem dúvida a melhor opção entre os outros tipos de batata devido a sua composição elementar, afinal ela é rica em potássio, fibras, vitamina A, C, E, B5, B6 e antioxidantes, fornecendo muitos benefícios para a sua saúde, isso sem falar do seu sabor delicioso.

Esse alimento também é considerado uma boa opção para as pessoas que tentam manter níveis mais uniformes de glicose no sangue já que o seu índice glicêmico fica em torno de 50, e manter a glicose equilibrada no sangue ajuda a manter a fome de lado e níveis mais elevados de energia.

Batata Doce na dieta Low Carb

Em uma dieta low carb, a pessoa que a deseja seguir deverá evitar alimentos açucarados, já que eles são ricos em carboidratos, e isso é ainda mais importante quando alguém opta por seguir uma versão mais restritiva, como é o caso, por exemplo, da cetogênica, para que desta maneira possa manter um estilo de vida com pouco carboidratos.

Em vez disso, o ideal é optar por alimentos ricos em proteína e gordura de maneira equilibrada, já que se sabe que o excesso de proteínas é convertido em açúcar, que conta como carboidratos e não é adequado para quem segue esse estilo de dieta.

No caso da dieta cetogênica, o recomendado é garantir que nenhuma ingestão de vegetais contenha mais do que 5 a 7 gramas de carboidratos, e é por isso que é aconselhável optar sempre por vegetais pobre neste nutriente.

Comer uma batata doce de tamanho médio significa que você já consumiu a quantidade total de carboidratos por dia em apenas uma refeição no caso desta dieta mais restritiva e isso provavelmente não é o que você gostaria já que pode dificultar que atinja os seus objetivos.

Quantidade de carboidratos em uma batata doce

Para saber de maneira mais clara se a batata doce pode na dieta low carb, é importante saber a quantidade de carboidratos presente neste alimento.

Uma batata doce de tamanho médio, com cerca de 5 a 12 centímetros contém: 103 calorias, 24 gramas de carboidratos e 4 gramas de fibra.

Uma xícara com cerca de 200 gramas contém: 180 calorias, 41 gramas de carboidratos e 7 gramas de fibra.

Um ponto surpreendente sobre esse alimento é que ele oferece um alto teor de fibras. Você pode subtrair os gramas de fibras da quantidade total de carboidratos para ter uma ideia das gramas líquidas de carboidratos que o corpo utiliza para fornecer energia já que ele não pode processar a fibra e transformá-la em energia, ou seja, ela não se transforma em calorias.

Um exemplo de como fazer essa conta seria: 41 gramas – 7 gramas de fibra = 34 gramas de carboidratos líquidos.

Quando comparadas com as batatas tradicionais, as doces chegam a conter o dobro da quantidade de fibra.

Como você deve saber, nas dietas low carb a questão não é o que você pode ou não comer, e sim a quantidade de carboidratos que pode ser consumido durante todo o dia, visto isso, a batata doce pode na dieta low carb desde que você consuma até o final do dia a quantidade estipulada de carboidratos, porém, se você segue uma dieta mais restritiva como a cetogênica, é bem provável que com apenas uma porção deste alimento, você já bata a sua meta estipulada para o dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *