Banana é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Banana Na Dieta Low Carb

banana é low carb

Se você está pensando em fazer uma dieta low carb, é importante se familiarizar com a contagem de carboidratos em diferentes ingredientes, principalmente naqueles que você costuma consumir com maior frequência, como é o caso das bananas.Quando começar a pesquisar, poderá se surpreender ao saber que a energia das bananas vem principalmente dos carboidratos, onde a maioria deles é açúcar.

Quantidade de carboidratos das bananas

Cada 100 gramas de banana crua contêm cerca de 22,84 gramas totais de carboidratos, sendo que desse total, 2,6 gramas são de fibras e 12,23 gramas são de açúcar.

Se você não tem uma balança em sua cozinha para saber quantas bananas equivalem a cada 100 gramas, você pode saber de acordo com o tamanho de cada uma. Esses valores podem variar de acordo com cada fruta.

  • Uma banana bem pequena, com menos de 15 centímetros de comprimento contém em média, 18,5 gramas de carboidratos totais sendo 2,1 gramas de fibra e 9,91 de açúcar.
  • Uma banana pequena com cerca de 15 a 15 centímetros e meio de comprimento possui cerca de 18,5 gramas de carboidratos totais sendo 2,1 de fibra e 9,91 de açúcar.
  • Uma banana média com cerca de 18 a 20 centímetros de comprimento contém cerca de 26,95 gramas de carboidratos totais, 3,1 gramas de fibra e 14,43 gramas de açúcar.
  • Uma banana grande que mede cerca de 20 a 22 centímetros de comprimento tem em média 31,06 gramas de carboidratos totais, 3,5 gramas de fibra e 16,63 gramas de açúcar.
  • Uma banana extra grande, com mais de 22 centímetros de comprimento contém cerca de 34,72 gramas de carboidratos totais, 4,0 gramas de fibra e 18,59 gramas de açúcar.
  • Uma xícara de bananas fatiadas tem cerca de 34,26 gramas de carboidratos totais, 3,9 gramas de fibra e 18,34 gramas de açúcar.
  • Uma xícara de bananas amassadas contém cerca de 51,39 gramas de carboidratos totais, 5,8 gramas de fibras e 27,52 gramas de açúcar.

Com essas informações, pode-se calcular os carboidratos líquidos presentes na banana, que são simplesmente os carboidratos totais menos a fibra. Os carboidratos líquidos desta fruta variam entre 16,4 gramas para as frutas pequenas até 30,72 para as maiores.

Posso comer banana na dieta low carb?

Como você pode ver, as bananas não são frutas muito pobres em carboidratos e por isso não são muito recomendadas para as pessoas que seguem a dieta low carb, principalmente as mais restritivas, porém, as bananas também são alimentos saudáveis, e assim como todos os alimentos saudáveis, desde que você mantenha a quantidade estabelecida de carboidratos para consumir durante o dia, você pode sim comer banana, porém sem exagero.

O grande problema dos carboidratos são o excesso, e a maioria das pessoas atualmente os consomem em excesso, e é por isso que ele causa problemas como resistência à insulina, diabetes, obesidade, etc., e isso não é culpa da banana.

É por isso que a banana na dieta low carb, desde que consumida sem excessos e que você não estoure a sua quantidade de carboidratos permitido por dia, está permitida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *