Bacon Low Carb ? Veja Se Pode Comer Bacon Na Dieta Low Carb

bacon low carb

O bacon é um alimento extremamente popular, mas que ganhou uma má reputação principalmente devido aos seus altos níveis de sódio e gordura saturada, e quando se fala em dieta, ele é visto por muitos como um grande vilão que irá fazer com que você engorde, mas será que de fato existem razões válidas para evitar o bacon na dieta low carb?

Dieta low carb e gorduras saturadas

Embora muitas pessoas acreditem que a gordura saturada aumenta o colesterol, seja a causa das doenças cardíacas e que existe uma correlação entre as taxas de obesidade e quantidade de consumo de gordura, os verdadeiros tipos de gordura com os quais você deve se preocupar são as gorduras trans e as gorduras poli-insaturadas, em particular com alta proporção de ômega 6 para ômega 3.

A verdadeira razão para a ocorrência das doenças cardíacas é a inflamação e não a gordura saturada ou o colesterol, por isso, você não precisa ter medo deste tipo de gordura, em vez disso, inclua em sua dieta uma variedade de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega 3 que inclusive fazem bem para a sua saúde.

Dietas low carb e sódio

O bacon é um alimento rico em sódio, e embora você já deve ter escutado ou lido em algum lugar, que você deve consumir pouco sódio, no caso das pessoas que seguem uma dieta low carb, é necessário um consumo maior desse nutriente.

A ingestão dietética de referência de acordo com o USDA – United States Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é de 2.300 mg, o que pode não ser o suficiente em uma dieta pobre em carboidratos, isso porque, a insulina que também possui o efeito de reduzir a taxa na qual o sódio é extraído pelos rins, diminui e também pode causar uma queda significativa dos níveis de sódio.

Além disso, à medida que você elimina os alimentos processados da sua dieta, a sua ingestão de sódio provavelmente será menor do que você estava acostumado, e é por isso que o recomendado é que você adicione cerca de 3.000 a 5.000 mg a mais de sódio, o que não é a mesma coisa que comer uma xícara de sal por dia.

Cada 100 gramas de bacon contêm cerca de 2.000 mg de sódio, e ao levar tudo em consideração, isso significa que você não deve se preocupar com a quantidade de sódio presente no bacon enquanto segue uma dieta low carb.

Calorias presentes no bacon

Embora o bacon na dieta low carb seja bem-vindo devido a sua quantidade de carboidratos, é importante ressaltar que cada 100 gramas de bacon contêm cerca de 541 calorias, e uma fatia média contém cerca de 42 calorias, por isso, se você deseja seguir a dieta low carb para perder peso, também é importante prestar atenção na quantidade de calorias deste alimento antes de sair colocando bacon em todas as  suas refeições, afinal, quando consumido em exagero, ele pode acabar atrapalhando os seus planos de emagrecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *