Aprenda Como Fazer a Dieta Low Carb | Cardápio e Receitas

Ultimamente, muito se fala a respeito da dieta low carb, e conforme ela se torna cada vez mais popular, cada vez mais as pessoas se confundem devido à grande quantidade de informação que surge a todo momento. Por isso, se você deseja seguir esse plano alimentar, veja dicas simples de como fazer dieta low carb corretamente para poder usufruir de todos os seus benefícios.

Nesta dieta, o mais importante é restringir a quantidade de carboidratos que irá consumir, o mínimo recomendado é cerca de 50 gramas podendo chegar até 100 gramas por dia no caso das pessoas mais ativas. Ao reduzir a quantidade de carboidratos que irá consumir ao longo do dia, automaticamente já estará no meio do caminho para a perda de peso, porém existe algumas dicas que podem te ajudar. São elas:

Use a gordura como uma alavanca

Embora muitas pessoas tenham sido ensinadas a evitarem a qualquer custo e temerem a gordura, ela é a principal fonte de energia do corpo além de proporcionar uma grande saciedade, e é por isso que essa dieta é rica em gorduras, porém em gorduras boas, e isso é mais simples de se entender do que pode parecer.

Por exemplo, se você comer batatinha frita, já está estourando (ou pelo menos quase estourando se comer pouco) a sua meta de carboidratos do dia, e por esse alimento ser frito, também é rico em gordura, agora se comer um pedaço de abacate, ele será pobre em carboidratos e rico em gorduras saudáveis. Ou seja, se seguir essa dieta corretamente, você nunca irá consumir muita gordura proveniente de alimentos que fazem mal e te ajudam a ganhar peso, apenas de alimentos saudáveis, e ela irá te ajudar a se sentir satisfeito e com energia.

Concentre-se nos alimentos integrais

Um ponto muito importante em como fazer dieta low carb é se concentrar nos alimentos integrais, pois embora não seja necessário comer alimentos tecnicamente 100% integrais ou naturais para restringir o seu consumo de carboidratos, comer alimentos processados não irá te ajudar a se livrar da fome nem a perder os quilinhos a mais.

Limite a ingestão de proteínas

A dieta low carb não é necessariamente uma dieta rica em proteínas, até porque, consumir proteína em excesso poderá estressar seus rins e ela se converte em glicose no organismo.

Ao mesmo tempo, a ingestão de proteína também é muito importante, por isso o ideal é ter uma meta diária e não ultrapassar.

Coma apenas quando estiver com fome

Esqueça aquela ideia de que você precisa comer de 4 a 5 vezes por dia ou de 3 em 3 horas. Comer com muita frequência em uma dieta pobre em carboidratos não é necessário e inclusive pode afetar a sua perda de peso, por isso, coma apenas quando estiver com fome, e o mais importante, é que manter uma dieta low carb irá tornar isso muito mais fácil pois terá menos apetite.

Beba bastante água

Beber muita água é importante mesmo para quem não segue essa dieta, porém na dieta low carb é ainda mais importante porque quando você come carboidratos, seu corpo armazena a quantidade extra no fígado como glicogênio, onde eles se ligam às moléculas de água.

Ao seguir uma dieta pobre em carboidratos, irá esgotar esse glicogênio o que permite a queima de gordura, porém também faz com que armazene menos água, facilitando a desidratação.

Em vez de seguir a recomendação tradicional de 8 copos de água por dia, opte por consumir 16.

Lembre-se dos eletrólitos

Os principais eletrólitos presentes no corpo-humano são o magnésio, sódio e potássio, e como você pode ver anteriormente, em uma dieta low carb irá reduzir a quantidade de água que o seu corpo armazena, o que pode liberar eletrólitos e fazer com que você se sinta doente, o que é conhecido como “gripe cetônica” ou “keto flu”.

Embora esses sintomas sejam temporários, você poderá evita-los ao salgar os seus alimentos, beber caldos (especialmente caldo de osso) e ao comer alguns legumes em conserva. Algumas pessoas optam por tomar suplementos de eletrólitos, porém, antes de começar a fazer qualquer suplementação é muito importante consultar um médico.

Exercícios físicos

Embora eles não sejam necessários nesta dieta, são altamente recomendados, pois fará com que você se sinta melhor, melhorará a sua saúde além de te ajudar a perder peso muito mais rápido e a deixar o seu corpo mais bonito.

Agora que você já sabe como fazer dieta low carb e aproveitar de todos os seus benefícios, basta se planejar e dar início a esse plano alimentar que poderá mudar o seu corpo e a sua saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *