Alimentos Proibidos Na Dieta Low Carb

A dieta low carb pode ser uma ótima opção para melhorar a sua saúde geral por vários motivos, como por exemplo a redução dos níveis de lipídios no sangue, o controle da diabetes e a perda de peso. As Diretrizes Dietéticas de Prevenção de Doenças e Promoção dos Estados Unidos –  The Office of Disease Prevention and Health Promotion’s Dietary Guidelines – recomendam 130 gramas de carboidratos por dia, o que torna tecnicamente qualquer quantidade de consumo abaixo deste número uma quantia baixa de carboidratos.

As dietas típicas Low Carb limitam a cerca de 20 a 60 gramas de carboidratos por dia, sendo que algumas permitem até 150 gramas, e os alimentos ricos em amidos e açúcar estão no topo dos alimentos proibidos na dieta low carb, veja agora uma lista para te auxiliar no que evitar se você quer se manter nesta dieta.

. Vegetais ricos em amido

Embora os vegetais sejam ótimos para a saúde, existem aqueles que são ricos em amido e por isso fazem parte da lista de alimentos proibidos em uma dieta low carb.

Uma regra básica para escolher melhor os nesta dieta é escolhendo aqueles que crescem acima do solo, como por exemplo a abobrinha, espinafre e couve-flor, já que eles têm uma probabilidade menor de serem ricos em carboidratos em comparação com aqueles que crescem abaixo do solo, como é o caso das batatas, batatas-doces entre outros vegetais de raiz.

Por exemplo, cada 100 gramas de batata-doce contêm 5 gramas de carboidrato, sendo que a mesma porção de espinafre contém apenas 1 grama.

. Cuidado com muita proteína

A proteína é um nutriente essencial em uma dieta pobre em carboidrato, porém você não deve exagerar no consumo deste ingrediente. A ingestão diária total ideal de proteína é baseada em seu peso corporal. Especialistas recomentam multiplicar de 1,2 a 1,7 gramas de proteína por seu peso em quilogramas, por exemplo, uma pessoa saudável que pesa 77 quilos deverá consumir entre 93 a 131 gramas de proteína por dia.

Consumir muita proteína pode atrapalhar a sua dieta devido a um processo chamado gliconeogênese, que ocorre quando o corpo sofre uma sobrecarga de proteína e a converte em glicose, o que pode retardar a perda de peso. O ideal é consumir entre 20 a 30 gramas de proteína por refeição.

. Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados geralmente contêm uma boa quantidade de carboidratos ocultos pois seus fabricantes tendem a adicionar farinha, açúcar e outros ingredientes que se convertem em glicose no corpo.

Na hora de olhar os rótulos dos alimentos industrializados preste atenção nos ingredientes que terminam em “ose”, como frutose, sacarose, lactose e dextrose, pois esses são nomes dados para tipos de açúcar que devem ser evitados em uma dieta low carb.

Outro ingrediente para prestar atenção é a maltodextrina, pois ela é produzida a partir de ingredientes ricos em amido, como por exemplo milho, arroz e batata.

Alguns produtos comercializados como pobres em carboidratos são adocicados com álcoois de açúcar, como por exemplo maltitol e xilitol, e mesmo sendo adoçantes com menos carboidratos do que o açúcar, eles também causam picos de insulina e glicose no sangue que são equivalentes ao açúcar puro, e por isso não são adequados nesta dieta.

. Açúcar

Este é um alimento que deve ser cortado de qualquer dieta, porém, em uma dieta onde o foco é comer pouco carboidratos cortá-lo é vital, já que cada xícara de açúcar contém cerca de 200 gramas de carboidrato ou 4,2 gramas a cada colher de chá, ou seja, cada grama de açúcar contém a mesma quantidade de carboidratos, por exemplo, uma colher de sopa de açúcar contém 14 gramas de carboidratos e uma lata de 350 ml de Coca-Cola contém 39 gramas de açúcar ou seja, 39 gramas de carboidratos, o que é mais do que do que a porção recomendada para muitas pessoas que seguem a dieta low-carb.

Mas não se preocupe, isso não significa que você não poderá mais degustar de um docinho de vez em quando, o importante é apenas optar por aqueles com pouco carboidrato. Você pode usar eritritol ou estévia no lugar do açúcar para adoçar e é possível fazer várias receitas de doces deliciosos usando esses adoçantes.

. Cuidado com as frutas

Normalmente, as pessoas que estão fazendo uma dieta para perda de peso acabam comendo várias frutas, porém, embora pareça uma boa opção, assim como acontece com o açúcar, elas fornecem glicose rápida, ou seja, quanto maior o índice glicêmico da fruta, que em outras palavras significa a quantidade de açúcar rápido que ela fornece, mais carboidratos ela contém.

Uma banana média com cerca de 100 gramas por exemplo, contém 20 gramas de carboidratos ganhando o primeiro lugar entre as frutas com mais carboidrato, enquanto que em segundo lugar estão as uvas que contém 16 gramas deste nutriente a cada 100 gramas.

Mas isso não significa que você deve deixar todas as frutas de lado, as framboesas, morangos e amoras por exemplo, contêm 6 ou menos gramas de carboidrato a cada 100 gramas.

. Atenção com os grãos

Os grãos, bem como seus derivados, como por exemplo o pão que é um derivado do trigo, se convertem rapidamente em glicose no corpo, meia xícara de arroz contém cerca de 35 gramas de carboidrato, enquanto que a mesma porção de pão contém 46 gramas e de macarrão cerca de 29 gramas, porém, mesmo esses sendo grandes conhecidos da lista de alimentos proibidos na dieta low carb, eles não são os únicos.

Leguminosas como feijão e lentilha também são ricos em carboidratos, assim como a quinoa que é conhecida como um super alimento e possui 18 gramas de carboidratos líquidos a cada 100 gramas, por isso você deve consumi-los com moderação.

Esses são os principais alimentos proibidos na dieta low carb, fique atento para manter a sua dieta de forma saudável e assim conquistar os seus objetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *