Adoçante Low Carb | Veja Qual Melhor Adoçante Usar na Dieta Low Carb

adoçante low carb

Seguir uma dieta focada no baixo consumo de carboidratos significa reduzir o consumo de açúcar, mas felizmente existem vários adoçantes com baixo teor de carboidratos para você escolher aquele que te agrada mais.

Veja agora quais são e escolha o qual adoçante usar na dieta low carb.

  • Sucralose

Trata-se de um adoçante artificial que não é metabolizado pelo organismo, o que significa que ele passa pelo corpo sem ser digerido e por isso não fornece nem carboidratos nem calorias.

Ao contrário dos outros tipos de adoçantes, este não é um substituto adequado para o açúcar em receitas que precisam ser cozidas, porém é ideal para adoçar bebidas ou alimentos crus.

A sucralose pura é 600 vezes mais doce do que o açúcar comum, por isso, você irá precisar usar apenas uma pequena quantidade.

  • Xilitol

O xilitol é um adoçante muito utilizado em produtos como goma de mascar, balas e doces sem açúcar já que é tão doce quanto o açúcar e contém apenas 3 calorias por grama e 4 gramas de carboidrato por colher de chá e assim como outros álcoois de açúcar, ele não contém carboidratos líquidos e por isso não aumenta os níveis de açúcar no sangue na mesma medida que o açúcar.

Este adoçante pode ser facilmente adicionado a bebidas bem como em produtos assados, mas no último caso, pode ser necessário adicionar um pouco mais de líquido na receita pois ele tende a absorver a umidade e aumentar a secura.

Por ser tão doce quanto o açúcar, você pode adicioná-lo na mesma proporção para obter a mesma doçura.

  • Stévia

Este é um adoçante natural derivado da planta Stevia rebaudiana que é considerado um adoçante não nutritivo, o que significa que contém pouca ou nenhuma caloria ou carboidrato, e ao contrário do açúcar comum, estudos realizados tanto em animais como em humanos, mostraram que este adoçante pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Também conhecido como estévia, ele está disponível tanto em sua versão líquida como em pó e pode ser usado para adoçar tudo, desde bebidas a sobremesas, apenas lembre-se que ele é muito mais doce do que o açúcar comum e por isso deve ser usado em quantidades menores.

  • Eritritol

O Eritritol é uma classe de compostos que ocorrem naturalmente e que estimulam os receptores de sabor doce em sua língua para imitar o sabor do açúcar, é um tipo de álcoois de açúcar e chega a ser até 80% tão doce quanto o açúcar comum, porém com apenas 5% das calorias.

Além disso, este é considerado um adoçante para usar na dieta low carb mesmo tendo 4 gramas de carboidratos por colher de chá, pois estudos mostraram que ele pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em seu corpo, e devido ao seu menor peso molecular, normalmente não causa problemas digestivos que estão associados a outros tipos de álcoois de açúcar.

Ele tende a proporcionar uma sensação refrescante na boca e não se dissolve, o que pode deixar os alimentos com uma textura um pouco áspera.

Agora que você já sabe qual adoçante usar na dieta low carb, escolha o que agrade melhor o seu paladar e sinta como uma dieta pobre em carboidratos ainda pode ser doce e gostosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *