Açai é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Açai Na Dieta Low Carb

açai é low carb

O açaí é uma frutinha considerada baga que há séculos está presente na dieta indígena brasileira graças a todos os seus benefícios para à saúde, afinal, ela é fonte de antioxidantes, possui efeito anti-inflamatório, é fonte de importantes nutrientes como potássio, fósforo, fibras, vitamina B1, vitamina C, cálcio e ferro além de ser uma ótima e deliciosa fonte de energia.

Já faz algum tempo que ela passou a ser consumida por brasileiros de todos os cantos do país, inclusive no exterior, porém, o que muitos se perguntam é se está permitido consumir açaí na dieta low carb.

Carboidratos do Açaí

Quando você está seguindo uma deita low carb é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos presente em cada alimento que consome, e isso não é diferente com o açaí, quem embora muito saudável, a sua polpa, que é a parte mais consumida atualmente, é considerado um alimento rico neste nutriente, enquanto que o fruto, antes de ser processado, apresenta apenas 2 gramas de carboidratos a cada 100 gramas.

Para se ter uma ideia, 30 gramas da polpa de um açaí genérico possuem cerca de 19,35 gramas de carboidratos, enquanto que 100 gramas contêm aproximadamente 64,4 gramas de carboidratos e um tigela média contém cerca de 115,15 gramas de carboidratos.

É claro que esses valores podem variar de acordo com a marca, e principalmente, ele pode aumentar ainda mais quando consumido com outros ingredientes, como chocolates, granola, caldas, xaropes, banana (fruta rica em carboidrato), leite em pó, etc.

Se você for comprar no mercado, o ideal, assim como acontece com qualquer outro alimento, é que você olhe os valores nutricionais presentes na embalagem para que possa calcular a sua ingestão diária de carboidratos.

Como comer açaí na dieta low carb

Como você pode ver, a polpa do açaí, aquela que encontramos por todo o país que pode ser servida com vários outros ingredientes, pode não ser a melhor aliada em sua dieta low carb, porém, a fruta em si apresenta muito pouco carboidrato.

É importante ter isso em mente, pois no norte do Brasil o açaí é muitas vezes a base das refeições das pessoas, porém eles são consumidos em seu estado natural e muitas vezes salgado, sendo por exemplo, um ingrediente de receitas com mandioca e alguma proteína, e quando falamos da fruta, o açaí se torna um alimento que pode ser consumido sem grandes preocupações.

Já no caso de consumir uma tigela média, você estará comendo mais do que a quantidade máxima diária normalmente recomendada em uma dieta low carb, sendo muitas vezes mais que o dobro, isso sem falar de todos os outros ingredientes que geralmente são adicionados.

Se você gosta muito deste alimento, procure no mercado por opções mais naturais que contenham menos carboidratos e o prepare em sua casa para não correr o risco de ultrapassar os seus limites de carboidratos e se perder no caminho do emagrecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *