Abacate é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Abacate Na Dieta

abacate é low carb

O abacate é uma fruta extremamente importante para a saúde, é, de fato calórico, porém quando consumido com moderação consegue trazer excelentes benefícios para a saúde e inclusive promover o emagrecimento.

Durante muito tempo ele foi consumido com açúcar e por isso ele carrega a fama de engordar. Os benefícios do abacate podem ser conseguidos com meia unidade por dia e o ideal é que seja consumido puro. Muitas pessoas não tem esse paladar mas, é um excelente alimento quando consumido na versão salgada.

Os benefícios do abacate começam de dentro para fora:

Para pele e cabelos:

O abacate é um excelente aliado a saúde da pele pois suas propriedades ajudam a combater estrias, rugas, celulite, e por ser rico em vitamina C ajuda na metabolização colágeno natural do corpo. O colágeno é uma substância que tem por objetivo principal dar firmeza e elasticidade a pele. Ao longo dos anos ele vai perdendo sua função e a pele fica mais flácida. O abacate pode ajudar a manter esses níveis equilibrados.

Possui antioxidantes que retardam também a ação dos radicais livres. Os radicais livres são substâncias que degradam a membrana das células destruindo sua multiplicação. Dessa forma a pele vai sendo acometida com danos da idade causados pela ação desses radicais. Os antioxidantes agem retardando esse processo, e por isso, quanto maior a quantidade deles mais eles conseguem fazer com que as células fiquem jovens e continuem seu processo de multiplicação.

Dessa forma a pele, unhas e cabelo ficam com aspecto mais jovem pois tem sempre uma renovação de celular acontecendo. O abacate é igualmente benéfico porque além de antioxidantes ele possui o óleo que já hidrata a pele e os antioxidantes que ajudam na renovação celular mais continua.

Em inúmeras receitas o abacate é usado também como hidratante capilar de uso tópico. Ou seja, ele é diretamente aplicado no cabelo ou pele em forma de máscaras.

É eficiente para quem quer ganhar massa muscular. Quando usado antes do treino, ou de uma atividade física que demanda bastante energia o abacate ajuda na hipertrofia, pois fornece as energias necessárias para essa atividade e ainda, fornece energias de recuperação muscular. Outro benefício que essa fruta traz é que evita a fadiga muscular que geralmente é causada pelo músculo por conta dos exercícios intensos.

A gordura que contém no abacate é o chamado ômega 3. Ela tem um papel muito importante na condução de sangue para o cérebro. Essa substância ajuda a manter maior concentração e fluxo correto para essa região evitando que se degenerem alguns componentes. Isso aumenta a capacidade de memória e concentração.

Outra maneira muito prática de incluir o abacate na dieta é usar o óleo de abacate, que pode facilmente substituir o azeite de oliva ou ser usado em algumas receitas alternando entre um e outro. As calorias de ambos são semelhantes e as propriedades diferentes, então essa é uma boa maneira de acrescentar nutrientes em sua dieta.

Abacate pode ser consumido na Low Carb?

PODE! O abacate é uma fruta calórica porém, as calorias são decorrentes do tipo de gordura que ele tem e isso já é permitido na Low Carb. Porém, a quantidade deve restringir-se a meio abacate por dia e nada mais. Uma quantidade de 100 gramas de abacate possuem 108 calorias, 1 grama de proteína, 10 gramas de gordura e 2 gramas de carboidrato.

Uma dica é usar o abacate com algumas proteínas e fazer a melhor combinação proteína e gordura boa que consiste a Low Carb. Existem inúmeras receitas disponíveis na internet em que os ingredientes são Low Carb.

Um smoothie de abacate por exemplo em que os ingredientes são:

Meio abacate;

  • 3 flores de brócolis;
  • 1 xícara de chá de espinafre;
  • Leite de amêndoas;
  • É só colocar todos os ingredientes no liquidificador até que se obtenha uma consistência cremosa.

Os ingredientes podem ser substituídos de acordo com o gosto. Nessa preparação em especial o brócolis e o espinafre são usados para dar mais energia e aumentar os antioxidantes. Então, trata-se de um excelente recuperador muscular e que visa ainda, a saúde da pele e do organismo como um todo.

O abacate pra ser usufruído da melhor forma independente de dieta deve ser restringido a meia unidade por dia, e de preferência ser consumido sem condimentos com muito açúcar ou mais gordura quando for utilizado em receitas salgadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *